03 novembro, 2017

Este não é o filme que Portugal merece*

 Foto de Partido Comunista Português.

«O problema da floresta não era de falta de legislação, de fixação de regras e procedimentos. O que faltou foram os recursos financeiros para a concretização e acompanhamento; da execução das faixas de protecção a infraestruturas, habitações e aglomerados urbanos; da falta de rentabilidade para promover uma adequada gestão; da falta de dinheiros públicos para a concretização das redes primária e secundárias de faixas de gestão de combustíveis; da falta de recursos humanos nos serviços públicos para planeamento, acompanhamento e aconselhamento dos produtores florestais e das comunidades rurais. Um serviço de extensão florestal fundamental para melhorar a resistência, resiliência e rentabilidade da floresta portuguesa. Mas esse reforço humano é também necessário para que as matas públicas possam ser correctamente geridas. Por isso, Sr. Primeiro-ministro, quando estamos a discutir o Orçamento de Estado para o próximo ano é preciso saber se haverá cobertura orçamental para tudo o que é necessário fazer.» 

*Este não é o filme que Portugal merece

O vídeo abaixo trouxe-o de um lugar conhecido, de uma autora que não pára. Ela se desdobra de iniciativa em iniciativa. Qual a mais nobre?
Mas que não esqueça, sem meios nada se resolve... nada!
E o filme pode voltar a repetir-se

This is Portugal from Shortfuse on Vimeo.

4 comentários:

  1. Caro Rogério

    Custa-me a entender como isto se passou. Duas vezes. Sei dos fatores de risco que se juntaram. Mas mesmo assim! Ontem vi a reportagem
    O Cartel do Fogo, que passou na segunda à noite na TVI, e ainda consegui ficar chocada.
    Obrigada pelo elogio e até breve

    ResponderEliminar
  2. Isto é doloroso!

    Os recursos? Uma questão de escolhas, de prioridades bem "medidas".

    Lídia

    ResponderEliminar
  3. Mais do que triste, o que aconteceu este ano foi chocante.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar