07 março, 2013

Lula: a Venezuela não pode retroceder




"... Não surpreende que, para a gangue e asseclas de Goldman Sachs, Chávez pareça mais perigoso que a Peste Negra. A Venezuela comprou jatos Sukhoi de combate; criou e aprofundou laços estratégicos com dois grandes BRICS, Rússia e China – além de outros atores em todo o Sul Global; mantém mais de 30 mil médicos cubanos em treinamento de medicina preventiva, vivendo em comunidades pobres –, o que gerou uma explosão de jovens venezuelanos estudando medicina.

Números impressionantes contam grande parte da história que tem de ser conhecida. O déficit público na Venezuela não passa de meros 7,4% do PIB. A dívida pública alcança apenas 51,3% do PIB – muito abaixo da média da União Europeia. O setor público – ao contrário do que pretendem as apocalípticas acusações de “comunismo!” – equivale a apenas 18,4% da economia, menos que a estatizada França e que toda a Escandinávia. Em termos de geopolítica do petróleo, as quotas são estabelecidas pela OPEC; assim, o fato de que a Venezuela esteja exportando menos para os EUA implica que está diversificando seu portfólio de clientes (e exportando mais e mais para a China, parceira estratégica).

E eis o grande trunfo: a pobreza desgraçava 71% dos cidadãos venezuelanos em 1996. Em 2010, a porcentagem já fora reduzida para 21%. Para análise séria da economia venezuelana na era Chávez, consulte este site."
(leia tudo, no Burgos)
Outros indicadores em "A Venezuela antes e depois de Cháves"

5 comentários:

  1. Já lhe vi chamarem «verme», pela blogosfera...reduzidas andam as vistas europeias, meu amigo.
    As pessoas precisam estar atentas a outras realidades, não se informam, não têm massa crítica...

    Muito oportuno!

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Nem a Venezuela, nem a América Latina, meu amigo. Seria o descalabro que, depois de tantas conquistas, a Al voltasse a ter de se ajoelhar e voltar a ser o quintal os Estados Unidos.

    ResponderEliminar
  3. Creio que o potencial sucessor já está Maduro, para o evitar.

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente temo muito pelo povo venezuelano se, por acaso do destino, a direita volte a tomar conta do país. Vai ser a vingança pura e dura (assim quase como nos está a acontecer a nós. Só que lá será pior!)

    ResponderEliminar
  5. O que mais me chatiava era ver a imprensa trata-lo por ditador e depois ouvir isso repetido por quem não sabe mais.

    ResponderEliminar